quarta-feira, 11 de maio de 2011

O fino da Mostra, e paratodos.

Falar de mostra internacional de cinema é algo muito particular para mim, posto que sou afccionado pela 7ª arte, apesar que, com a vida corrida de ultimamente, não tenho conseguido exercer muito bem este meu vício intelectualmente sadio.
Todavia, àqueles que que se interessam pela arte do cinema provavelmente já ouviram falar na mostra internacional, que é nada menos que um apanhado global dos novos rumos que a película cinematográfica tem seguido (diretores, temáticas, atores) pelos quatro cantos do planeta, obviamente fugindo dos filmes "pipoca" hollywoodianos.

Aos que frequentam anualmente o evento sabem da dificuldade boa que é o momento da escolha entre o leque enorme de opções, ou por exemplo o impacto construtivo de ver um filme do leste europeu ou do oriente médio, o choque cultural pela pespectiva de seu diretor, entre outras coisas.

Uma boa oportunidade para os que ainda não tiveram o prazer de ir a uma mostra ou aos que quiserem fazer um esquenta ainda no primeiro semestre é a seguinte:

De 7 de maio a 16 de julho, o espaço Unibanco Arteplex (Shopping Frei Caneca) reúne clássicos que foram exibidos na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com entrada gratuita. Os filmes serão exibidos sempre às 11h.

Confira a programação:

7/5

Bully

Sinopse: Boby e Marty são dois adolescentes típicos. Eles possuem o frescor e despreocupação da juventude. São folgados e vivem de pequenos truques. Eles se conhecem há muito tempo e mantém uma relação complexa. Boby Trata seu amigo como um brinquedo. Marty aceita. Um dia, os dois saem com as belas Ali e sua amiga Lisa. O objetivo é se divertir na praia, mas a situação escapa ao controle de todos. Marty tomará uma atitude drástica, algo que representará o fim da amizade e de suas vidas.

14/5

Maborosi, a luz da ilusão

Sinopse: Yumiko tinha apenas 12 anos quando sua avó voltou para sua cidade natal, disposta a morrer lá . Essa primeira perda marcou a menina, que sente culpa por não ter impedido a avó de ir embora. Anos depois, a moça se casa com Ikuo. O casal tem um filho, Yuichi. Sem nenhuma explicação, um dia Ikuo se suicida, atirando-se na frente de um trem. Sua única herança é a chave da corrente de sua bicicleta.

21/5

Ararat

Sinopse: Libelo político e pessoal do diretor Atom Egoyan, o pano-de-fundo deste filme é o polêmico genocídio dos armênios que viviam no Império Otomano, ocorrido entre os anos de 1914 e 1918.

28/5

Meu melhor inimigo

Sinopse: Filme sobre a tempestuosa e também lendária relação de trabalho entre dois mitos do cinema, Werner Herzog e Klaus Kinski, e seus planos independentes e simultâneos de matar um ao outro.

4/6

Esperando o Messias

Sinopse: Ariel, um jovem judeu, mesmo orgulhoso de suas raízes, atravessa uma crise de identidade. Santamaria, um bancário cuja dignidade é jogada às traças quando ele perde o emprego, assim como a própria casa e o casamento. Ariel e Santamaria são dois seres à procura de respostas.

11/6

Velvet Goldmine

Sinopse:1971. O mundo assiste à explosão do Glam Rock. No centro do movimento está Brian Slade, músico que transformou o comportamento e o gosto dos roqueiros da época, levando inúmeros adolescentes – garotos e garotas – a pintar as unhas, usar batom e explorar a sexualidade.

18/6

Gotas d’água em pedras escaldantes

Sinopse: Anos 70, Alemanha. O ingênuo Franz, de 19 anos, conhece Leopold, um bem-sucedido homem de negócios, e vai viver com ele. No início, a diferença de idade não é um problema, mas o jogo de manipulação toma conta do relacionamento, fazendo com que vejam apenas suas diferenças e não o que têm em comum. A partir daí não existe mais “nós”.

25/6

Os cem passos

Sinopse: Em Cinisi, uma minúscula cidade siciliana que nos anos 60 era ponto de referência no tráfico de drogas, nasceu o jovem Peppino Impastato. É lá que vive também o chefão Tano Badalamenti. Disposto a por um fim à tradição mafiosa da cidade, Peppino se recusa a percorrer os cem passos que separam sua casa da de Badalamenti.

2/7

Vou para casa

Sinopse: O filme se passa na feérica Paris do início do ano 2000. Gilbert Valence é dono de uma longa e brilhante carreira como ator de teatro. Ele acaba de conseguir o papel de Béranger 1o em O Rei Está Morrendo, de Eugène Ionesco. De repente, a tragédia atravessa seu caminho: seu agente e velho amigo George lhe revela que um acidente na estrada acaba de matar sua mulher, filha e genro.

9/7

Viagens

Sinopse: Polônia, França, Israel. Três mulheres que partem sem destino. Riwka, de 65 anos, viaja num ônibus de turismo numa estrada entre Varsóvia e Auschwitz. Percorrendo as geladas paisagens polonesas, o ônibus quebra no meio do nada. No tumulto, o Yiddish é a língua com a qual se comunicam. Regina, também de 65 anos, acredita ter reencontrado o pai na figura de um velho desmemoriado que saiu do outro lado da Europa para encontrá-la em Paris. Vera, uma senhora russa de 80 anos, acaba de se mudar para Israel, onde quer viver seus últimos dias.

16/7

Neste Mundo

Sinopse: Na cidade de Peshawar, na fronteira com o Paquistão, dois refugiados afegãos, os primos Jamal e Enayat são enviados para a Inglaterra para tentar uma vida melhor. O trajeto, planejado por traficantes de peças de carros roubados, ópio e cigarros, é longo e perigoso.



Algumas imagens:




















fonte:
http://busk.com/news/classicos-da-mostra-sao-reexibidos-no-unibanco-arteplex

site da mostra (que este ano será realizada de 21 de outubro a 3 de novembro):
http://br.mostra.org/regulation

Um comentário: