terça-feira, 17 de maio de 2011

Bibliotecas públicas (temáticas)

Ouvimos e participamos de muitas discussões sobre bibliotecas públicas e/ou comunitárias, no que diz respeito a seu papel e a seu espaço sociocultural para a comunidade.

Atualmente, podemos acompanhar as transformações que muitas delas passaram e estão passando: mudando seu perfil de ‘depósito de livros’, tornando-se instituições dinâmicas que partilham e disseminam conhecimento, lazer e prazer.

Aqui em São Paulo, terra de gente diferente, de todos os lugares, de vários gostos e prazeres, há muito que se aproveitar: a cidade oferece opções de bibliotecas diversas, sim, além das bibliotecas públicas tradicionais, há oito delas que além do acervo comum, dispõem um acervo temático, onde os freqüentadores encontram materiais sobre cinema, música, literatura fantástica, cultura popular, ciências, meio ambiente, contos de fada e poesia, e também uma programação bem bacana! São elas:



Biblioteca

Tema

Local

Mário Schenberg
Ciências
Lapa
Roberto Santos
Cinema
Ipiranga
Hans Christian Andersen
Contos de Fada
Tatuapé
Belmonte
Cultura Popular
Santo Amaro
Viriato Corrêa
Literatura Fantástica
Vila Mariana
Raul Bopp
Meio Ambiente
Aclimação
Cassiano Ricardo
Música
Tatuapé
Alceu Amoroso Lima
Poesia
Pinheiros



Tive o prazer de conhecer algumas delas (cinema, música, literatura fantástica), e sou apaixonada por esses espaços, pois foi por meio destes momentos de prazer e também de responsabilidade (fazia muitas pesquisas e trabalhos escolares!) que hoje, curso e trabalho na área, e posso afirmar que mesmo que não seja a sua vocação ser um profissional da área, é no mínimo um meio de aproveitar esses espaços para adquirir conhecimento de forma divertida e dinâmica, aquecer aquela vontade de ler, conhecer pessoas (...).

Acredito que a idéia das bibliotecas temáticas é boa, desde não se interprete que ela que é para um público heterogêneo, é um espaço para um público específico, pois este não é o papel da biblioteca, e sim, um local privilegiado do desenvolvimento das práticas leitoras, onde se encontram acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação. A necessidade de ter bibliotecas públicas é muito importante, pois possibilitam a participação, a troca e a interação entre as pessoas que ali freqüentam.

Para saber mais acesse:


Um comentário:

  1. Eu já trabalhei no projeto de informatização de algumas bibliotecas municipais e realmente cada uma tem o seu tema. A biblioteca que mais gosto é a especializada em poesia a Alceu Amoroso Lima.

    ResponderExcluir